Pesquisas‎ > ‎Laboratórios‎ > ‎

Ecologia de Ictioplâncton

O laboratório de Ecologia de Ictioplâncton estuda os diferentes aspectos relacionados ao desenvolvimento inicial (ovos, larvas e juvenis) dos peixes em água doce. Suas principais linhas de pesquisa são:
  • Distribuição (espacial e temporal) do ictioplâncton;
  • Identificação e descrição de ovos, larvas e juvenis; e
  • Estudo da ontogenia alimentar.
Este laboratório é o único especializado nesta área no Brasil, possuindo uma das maiores coleções do país (em processo de catalogação). Esta Coleção dá suporte ao desenvolvimento de projetos nos mais diversificados ambientes, e por esta razão, é um centro de referência atendendo tanto a comunidade interna (alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado), quanto a externa, principalmente pesquisadores e alunos que desenvolvem seus projetos nas diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Os estudos desenvolvidos aqui encontram-se divulgados em artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais, além de comunicações em congressos, teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação. 
A principal produção científica deste laboratório foi o livro “Ovos e larvas de peixes de água doce: desenvolvimento e manual de identificação” (Nakatani, K.; Agostinho, A. A.; Baumgartner, G.; Bialetzki, A.; Sanches, P. V.; Makrakis, M. C. & Pavanelli, C. S. 2001, Maringá: Eduem, 378p.) no qual estão descritos o desenvolvimento inicial de 62 espécies de peixes pertencentes a várias bacias hidrográficas e também algumas exóticas, sendo esta, a primeira publicação a reunir várias espécies da ictiofauna brasileira. Esta obra foi uma parceria entre o Nupélia/UEM e a Eletrobrás.

Contato

Telefone: 44-3011-4664

Endereço:

UEM/Nupélia
Laboratório de Ecologia de Ictioplâncton
Bloco G-80, sala 12
Av. Colombo, 5790
87020-900 Maringá - PR

Responsável: Curadora
Dra Andréa Bialetzki 
Fone: +55 44-3011-4640
Email: bialetzki@nupelia.uem.br
Pesquisadores