Setores‎ > ‎

Base Avançada


Base avançada de pesquisas do Nupélia 
 
A Base está localizada a 170 km do campus sede da Universidade Estadual de Maringá, e a dois quilômetros do perímetro urbano da cidade de Porto Rico, na margem esquerda do rio Paraná, divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.  

Localizada em terreno de 94.680 m² de propriedade da UEM/Nupélia, a base conta com abastecimento público de água, energia elétrica, telefone, internet, estação climatológica e sete edificações de alvenaria. Em uma delas (Bloco W-01), com 363 m², estão contidos dois laboratórios, sendo um deles climatizado com 30 aquários (temperatura controlável entre 10 e 35oC), além de alojamento para acomodação de 26 pessoas. Experimentos podem ser realizados, ainda, em um prédio de alvenaria (Bloco W-06), com 200 m², com caixas de água de 1.000 litros.  

Os materiais e os equipamentos utilizados nos projetos de pesquisas, bem como as embarcações (10 barcos) ficam guardados em outro prédio (Bloco W-03), com 171 m². Próximo a este prédio existe uma rampa em concreto armado, com área total de 224 m2, que possibilita o acesso de embarcações, equipamentos e pessoal, ao rio Paraná. Dentre essas embarcações, a Base conta com um barco especial para pesca elétrica (seis metros de comprimento, equipado com motor de popa de 60HP); 2 barcos de alumínio (tipo chatão) (seis metros de comprimento, equipados com motores de popa de 40HP); 2 barcos de alumínio (tipo voadeira) (seis metros de comprimento, equipados com motores de popa de 25 HP); 4 barcos de alumínio (tipo chatinha) (quatro metros de comprimento, equipados com motores de popa de 15 HP); além de um barco-laboratório (comprimento de 18m, equipado com motor BMW de seis cilindros), com capacidade para 40 pessoas. Este último barco contém, ainda, cabine de comando, laboratórios, banheiro, guincho, gerador com duas voltagens (110 e 220), freezer, fogão, sistema de rádio-comunicação composto por uma base, dois rádios portáteis e dois rádios marítimos. 

Outro prédio de alvenaria (Bloco W-07), com 210 m2, contém quatro apartamentos para pesquisadores visitantes, com acomodações e sala de estudo, com acesso à internet. 

A Base possui, ainda, um auditório (Bloco W-08), com 140 m2, com capacidade para 80 pessoas, além de outras dependências destinadas a atividades de ensino e educação ambiental. 

A alimentação dos pesquisadores é realizada em um prédio (Bloco W-04), com 115 m², onde se encontra uma cozinha e um refeitório com capacidade para 40 pessoas. Essa atividade conta com o apoio de uma servidora da UEM. 

Outro servidor da UEM, que é marinheiro fluvial, mora em uma casa de alvenaria (Bloco W-05), com 75 m², e auxilia nas atividades de amostragem dos projetos de pesquisa e na manutenção da Base. Para estas atividades, conta-se ainda com o apoio de outro marinheiro fluvial, que também é servidor da UEM. 
No cenário científico, a Base é sede do sítio 6 do Programa Ecológico de Longa Duração, financiado pelo CNPq há mais de 10 anos, e do Demosite Paraná River Floodplain, Brazil, que faz parte do programa Demonstration Projects on Ecohydrology, inserido no International Hydrological Programme, e chancelado pela UNESCO. 

Vários outros projetos científicos foram desenvolvidos nas instalações da Base, ou a partir de sua infra-estrutura, através de intercâmbios nacionais (Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Goiás, entre outras) e internacionais (Royal Belgium Institute of Natural Science, Mississippi State University, Texas A&M University, University of Lòdz, European Regional Centre for Ecohydrology/UNESCO, University of Glasgow, entre outras). 
A Base oferece apoio, ainda, ao desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa de graduação e pós-graduação de instituições nacionais, como da própria UEM, da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Paranaense, Universidade Federal de Goiás, e internacionais, como da University of Glasgow, Mississippi State University e Texas A&M University. 
Atividades educacionais também são desenvolvidas nas instalações da Base com alunos da UEM, e professores das escolas municipal e estadual de Porto Rico e municípios vizinhos. 
Todas essas atividades (pesquisa e ensino) foram realizadas na Base ao longo de mais de duas décadas, com a utilização de equipamentos, embarcações e demais instalações. No total foram desenvolvidas mais de 200 dissertações e teses dos programas de Pós-graduação da UEM, e de outras instituições. 

Coordenação



Contato

Telefone: 44-3427-1207

Endereço:
UEM/Base Avançada do Nupélia
Estrada vicinal, km 2, lote A-3
87950-000 Porto Rico, PR 

Responsável: 
Sebastião Rodrigues 


Equipe



Sebastião Rodrigues


Afredo Soares da Silva
Frora Justino Alves