Ecologia Trófica

DESCRIÇÃO

Ecologia trófica se refere ao estudo da alimentação dos peixes em seu ambiente natural. Para tanto, após as coletas, os peixes são eviscerados em campo e seus estômagos acondicionados em frascos com álcool até a análise de seus conteúdos. Assim, quando se considera o tipo de alimento consumido, o local onde o peixe foi capturado, o período do ano, e a morfologia do trato digestório, tais análises podem revelar o que, onde, quando e de que forma o alimento foi obtido na natureza.

Esses estudos tiveram início com a formação do reservatório de Itaipu e foram conduzidos em diversos outros reservatórios brasileiros, além de paralelamente, na planície de inundação do alto rio Paraná, originando diversas monografias, dissertações e teses.

Em nosso laboratório, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos da UEM desenvolvem seus projetos, além de estudantes de outras IES de todo o Brasil que procuram frequentemente o laboratório para estagiar.


Carousel imageCarousel image

ANO DE CRIAÇÃO:

1983

ÁREA DO CNPq:

Biológicas;

LINHAS DE PESQUISA:

Alimentação de peixes; relações tróficas; dieta; interações ; atividade alimentar.

EQUIPE

Dra Rosemara Fugi (coordenadora)

Ana Lúcia Paz Cardozo – Pós-graduanda (Doutorado/PEA)

Bárbara Angélio Quirino – Pós-graduanda (Doutorado/PEA)

Isadora Cristina Bianchi Costa – Graduanda (Ciências Biológicas)

Kátia Yasuko Yofukuji – Pós-graduanda (Doutorado/PEA)

Karis Soares Pereira de Castro – Graduanda (Ciências Biológicas)

Luana Caroliny Possamai – Graduanda (Ciências Biológicas)

Matheus Henrique Ferreira Aleixo – Pós-graduando (Mestrado/PEA)

CONTATO

Responsável: Dra Rosemara Fugi (rfugi@uem.br)

Telefone: (44) 3011-5247

Localização: Bloco G‐90, Sala 02, Câmpus Maringá - Sede

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

PARCERIAS:

Neste laboratório são desenvolvidas, de forma geral, as seguintes atividades: tomadas de dados de morfologia de peixes e análises de conteúdos estomacais e intestinais. Neste laboratório são analisados os peixes da maioria dos projetos desenvolvidos pela área de ictiologia do Nupélia, além dos projetos de Mestrado e Doutorado. Nosso principal projeto de pesquisa, atualmente, é o PELD “A planície de inundação do alto Rio Paraná”.

1) Laboratório de Ecologia de Macrófitas Aquáticas – Nupélia/UEM

2) Laboratório de Ecologia de Zooplâncton – Nupélia/UEM

3) Laboratório de Limnologia Básica – Nupélia/UEM

4) Grupo de Espectroscopia Ótica e Propriedades Termofísicas - UEM

5) Departamento de Ecología y Gestión Ambiental - Universidad de la República - Uruguay

PROJETOS:

1) A planície de inundação do alto Rio Paraná. (PELD)

2) Dieta e amplitude do nicho trófico de Serrapinus notomelas (Characiformes: Characidae) em bancos de macrófitas com diferentes biomassas na planície do alto Rio Paraná. (Iniciação Científica)

3) As estratégias alimentares de um peixe invasor variam em anos com ciclos hidrológicos diferentes. (Trabalho de Conclusão de Curso)

4) Influência da biomassa de macrófitas aquáticas na dieta e seletividade alimentar de peixes. (Dissertação)

5) Influência do gradiente de complexidade estrutural de macrófitas aquáticas sobre os aspectos taxonômicos, ecomorfológicos e alimentares de peixes de pequeno porte. (Tese)

6) Ingestão de plástico por peixes neotropicais e suas relações com a dieta: impactos do crescimento urbano e da sazonalidade em uma planície de inundação tropical. (Tese)

7) Influência espacial, temporal e trófica na ingestão de plástico por peixes de um sistema represado neotropical. (Tese)

PUBLICAÇÕES:

- The amphibian macrophyte Polygonum punctatum as a temporary habitat and feeding ground for fish - doi.org/10.1007/s10452-019-09700-9

- Diet of benthivorous fish and prey availability in streams of the Pirapó River basin-PR - doi.org/10.1590/s2179-975x4518

- Small fish diet in connected and isolated lakes in a Neotropical floodplain - doi.org/10.1111/eff.12434

- Ingestion of microplastic by fish of different feeding habits in urbanized and non-urbanized streams in Southern Brazil - doi.org/10.1007/s11270-020-04802-9

- Feeding of fish inhabiting native and non-native macrophyte stands in a Neotropical reservoir - doi.org/10.1007/s10750-020-04212-2

- An invasive and a native macrophyte species provide similar feeding habitat for fish - doi.org/10.1111/eff.12499

- Habitat complexity and individual variation in diet and morphology of a fish species associated with macrophytes - doi.org/10.1111/eff.12574