Ecologia do Perifíton

Contato

Perifíton é definido como uma comunidade complexa de algas, bactérias, fungos e animais, além de detritos, aderidos a substratos submersos orgânicos ou inorgânicos, vivos ou mortos.

No laboratório de Perifíton do Nupélia trabalhamos basicamente com as algas perifíticas – epifiton e epiliton. Realizamos análise da estrutura da comunidade de algas – composição taxonômica, riqueza, abundância e biomassa, assim como a dinâmica do ficoperifíton. Os trabalhos abrangem ambientes aquáticos da planície de inundação do alto rio Paraná e riachos urbanos. Todo material encontra-se depositado em uma sala especialmente destinada para a coleção ficológica do Nupélia, junto ao Herbário da Universidade Estadual de Maringá.

Visando à ampliação do conhecimento dentro desta área de pesquisa ainda pouco explorada no país, realizamos experimentos para verificar tempo de colonização e sucessão do perifíton em diferentes substratos e/ou em diferentes locais. Também procuramos verificar o impacto de distúrbios sobre a estrutura e dinâmica da comunidade, assim como as mudanças que ocorrem no perifíton frente a diferentes predadores, como zooplâncton e peixes. Para isso, o laboratório conta com alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Pesquisadores