Ecologia Energética

A Ecologia é uma ciência que busca investigar as relações entre as espécies de plantas e animais e destes com seu ambiente. O principal elo entre os organismos vivos é a energia, que pode ser definida como a capacidade do organismo em realizar trabalho. O trabalho refere-se à realização das funções vitais no ambiente, quer seja para a construção de células e tecidos, obtenção de alimento e fuga de predadores. A Ecologia energética busca identificar e quantificar a energia necessária e utilizada para a realização destas funções vitais, bem como identificar as causas de sua variação. Para tanto, são utilizadas duas ferramentas ecológicas:

  • A calorimetria, a partir do uso de bombas calorimétricas e
  • Traçadores isotópicos, utilizando predominantemente isótopos estáveis de C e N.

Neste sentido, embora os estudos tenham como ênfase a busca do entendimento de como os peixes de águas interiores utilizam a energia obtida no ambiente, outros grupos de animais (vertebrados e invertebrados) e também de plantas são objeto de estudo no laboratório. Esta interdisciplinaridade exige a parceria com vários laboratórios do Nupélia (Laboratórios de Vegetação Ripária, Limnologia, Bacteriolplâncton, Zoobentos, Zooplâncton, Fitoplâncton, Perifíton, além daqueles de Ictiologia). Há ainda a colaboração de profissionais das áreas de Aves e Mamíferos de outras instituições do país.

Levantamentos ictiofaunísticos, além do estudo da estrutura populacional e de assembléia de peixes, especialmente de riachos, também são frequentemente desenvolvidos pelo laboratório.

Pesquisadores

Contato