Ecologia Energética

DESCRIÇÃO

A Ecologia é uma ciência que busca investigar as relações entre as espécies de plantas e animais e destes com seu ambiente. O principal elo entre os organismos vivos é a energia, que pode ser definida como a capacidade do organismo em realizar trabalho. O trabalho refere-se à realização das funções vitais no ambiente, quer seja para a construção de células e tecidos, obtenção de alimento e fuga de predadores. A Ecologia energética busca identificar e quantificar a energia necessária e utilizada para a realização destas funções vitais, bem como identificar as causas de sua variação. Para tanto, são utilizadas duas ferramentas ecológicas: a calorimetria, a partir do uso de bombas calorimétricas; e traçadores isotópicos, utilizando predominantemente isótopos estáveis de C e N.

Neste sentido, embora os estudos tenham como ênfase a busca do entendimento de como os peixes de águas interiores utilizam a energia obtida no ambiente, outros grupos de animais (vertebrados e invertebrados) e também de plantas são objeto de estudo no laboratório. Esta interdisciplinaridade exige a parceria com vários laboratórios do Nupélia (Laboratórios de Vegetação Ripária, Limnologia, Bacteriolplâncton, Zoobentos, Zooplâncton, Fitoplâncton, Perifíton, além daqueles de Ictiologia). Há ainda a colaboração de profissionais das áreas de Aves e Mamíferos de outras instituições do país.

Levantamentos ictiofaunísticos, além do estudo da estrutura populacional e de assembléia de peixes, especialmente de riachos, também são frequentemente desenvolvidos pelo laboratório.

ANO DE CRIAÇÃO:

1998

ÁREA DO CNPq:

Biológicas

LINHAS DE PESQUISA:

Conservação; Ambientes lóticos continentais; Ecologia isotópica; Calorimetria; Riachos; Impactos; Uso da terra.

EQUIPE

Dra Evanilde Benedito (coordenadora)

Erica Ikedo (apoio técnico)

Pós-doutoras colaboradoras: Gisele Pinha, Gislaine Iachstell Manetta

Doutorandos: Beatriz Bosquê Contieri, Camila Gentilin Bilia, Driele Delanira dos Santos, Matheus Maximilian Ratz Scoarize, Udson Mikalouski

Mestranda: Rejane Guimarães Melo

Graduandos: Daiane Montoia Comparsi, Luany Lessa Campos, Lucas Dornellas Juliani, Mariana Branco Ribeiro, Vinícius da Silva Rasvailer, Vinícius Urbano

CONTATO

Responsável: eva@nupelia.uem.br

Telefone: (44) 3011-4677

Localização: Bloco H‐78, Sala 005, Câmpus Maringá - Sede

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Determinação calórica de tecidos animais e vegetais por meio do uso de bomba calorimétrica; preparação de amostras para determinação isotópica; identificação dos impactos antrópicos sobre o clima e espécies nativas, investigação da biologia e ecologia de espécies (em campo e em laboratório), levantamento da ictiofauna de riachos urbanos e rurais; identificação de impactos decorrentes do uso do solo sobre a comunidade aquática, orientação técnica ambiental sobre conservação e uso dos recursos hídricos; palestras sobre biodiversidade e conservação; cursos de formação a estudantes, professores e a comunidade em geral.