Ecologia de Macrófitas Aquáticas

DESCRIÇÃO

O laboratório de Ecologia de Macrófitas Aquáticas utiliza esse grupo de plantas como ferramenta para testar alguns conceitos ecológicos gerais tais como: (i) descrição de padrões e prováveis causas da diversidade biológica; (ii) fatores determinantes de populações e da estrutura de comunidades aquáticas; (iii) interações entre assembléias aquáticas (p. ex., macrófitas - peixes; macrófitas - invertebrados); (iv) causas de invasões biológicas e seus impactos ecológicos e (v) relações entre a diversidade, estabilidade e funcionamento de ecossistemas.

Os ecossistemas enfocados são reservatórios e áreas alagáveis. Além de estudos observacionais e experimentais realizados em ambientes naturais, o laboratório possui uma casa de vegetação no campus da UEM ("Estufa Oikos") onde são realizados experimentos.

ANO DE CRIAÇÃO:

1996

ÁREA DO CNPq:

Biológicas

LINHAS DE PESQUISA:

Ecologia de macrófitas aquáticas e organismos associados.

EQUIPE

Prof. Dr. Sidinei Magela Thomaz

Dra. Aline Rosado

Alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas

Alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado

CONTATO

Responsável: rosado@nupelia.uem.br e smthomaz@nupelia.uem.br

Telefone: (44) 3011-5952

Localização: Bloco H‐90, Sala 020, Câmpus Maringá - Sede

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Dentre as funções desempenhadas pelo laboratório de Ecologia de Macrófitas Aquáticas citadas anteriormente, há a prestação de serviço para o monitoramento de macrófitas aquáticas em reservatórios.