Ecologia de Zooplâncton

CONTATO

Responsável: Dra Claudia Costa Bonecker (bonecker@nupelia.uem.br; ccbonecker@uem.br)

Telefone: (44) 3011-4663

Localização: Bloco G-90, Sala 105, Câmpus Maringá - Sede; Bloco H-90, sala 25, Câmpus Maringá - Sede.

O Laboratório vem desenvolvendo pesquisas na área de taxonomia e ecologia de zooplâncton (metazoários planctônicos). Esses estudos visam reconhecer os padrões de distribuição espacial e temporal das espécies/grupos em diferentes ambientes de água doce, como lagos, lagoas, reservatórios, rios e riachos, considerando principalmente a influência das condições ambientais sobre esses padrões. Busca-se, ainda, entender a relação do zooplâncton com os outros componentes das teias tróficas, como os protozoários planctônicos, algas planctônicas e peixes, e assim contribuir para o entendimento do funcionamento do ecossistema.

Outra linha de pesquisa do laboratório é a investigação da memória ecológica do ambiente, considerando a diversidade de espécies a partir de estruturas de resistência da comunidade, como os ovos de dormência. Essas estruturas relevam quais as espécies já estiveram presentes no ambiente, em algum momento do passado.

Dentre as atividades de campo, as amostras do zooplâncton são obtidas com o auxílio de redes de plâncton e bombas de sucção, de acordo com o objetivo do estudo. Em laboratório, as amostras são analisadas qualitativamente e quantitativamente com o auxílio de lâminas e microscópio óptico. Os ovos de dormência, por sua vez, são coletados com amostrador do tipo corer. A análise da diversidade de espécies a partir da eclosão é realizada através secagem e hidratação do sedimento, e posterior identificação em microscópio óptico.