Fitoplâncton e Perifiton

Fitoplanctologia é o estudo dos organismos planctônicos fotoautotróficos (que possuem clorofila e realizam fotossíntese). No laboratório de ecologia de fitoplâncton do Nupélia são realizados estudos taxonômicos e ecológicos das algas fitoplanctônicas (algas microscópicas que vivem à deriva no ambiente aquático). Pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação participam de projetos de pesquisa ou desenvolvem monografias, dissertações e teses, que enfocam a estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica de rios, lagos de inundação ou reservatórios.

Perifíton é definido como uma comunidade complexa de algas, bactérias, fungos e animais, além de detritos, aderidos a substratos submersos orgânicos ou inorgânicos, vivos ou mortos.

No laboratório de Perifíton do Nupélia trabalhamos basicamente com as algas perifíticas – epifiton e epiliton. Realizamos análise da estrutura da comunidade de algas – composição taxonômica, riqueza, abundância e biomassa, assim como a dinâmica do ficoperifíton. Os trabalhos abrangem ambientes aquáticos da planície de inundação do alto rio Paraná e riachos urbanos. Todo material encontra-se depositado em uma sala especialmente destinada para a coleção ficológica do Nupélia, junto ao Herbário da Universidade Estadual de Maringá.

CONTATO

Responsável: Dra Luzia Cleide Rodrigues (luziar@nupelia.uem.br)

Telefone: (44) 3011-4619

Localização: Bloco H-90, Sala 023, Câmpus Maringá - Sede