Notícias

Prefeitura de Maringá abre consulta pública sobre a revisão do Plano de Manejo do Parque do Ingá

POR BIANCA SEABRA16/12/2020
Foto: Suely Sanches/Wikimedia Foundation

A consulta pública sobre o Plano de Manejo do Parque do Ingá começa hoje (16/12) e irá até o dia 29/01/2021. O documento orientará todas as ações de manejo que serão executadas pela Prefeitura Municipal dentro da Unidade de Conservação Municipal Parque do Ingá para os próximos 5 anos, o qual deverá ser atualizado a cada 5 anos. Remanescente de mata atlântica no centro da cidade de Maringá, o Parque do Ingá é um atrativo turístico da cidade e, desde 2017, foi classificada como uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Esta classificação a define como uma área de pequena extensão que tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e compatibilizar o uso dessas áreas à conservação da natureza. Todas as áreas de Proteção Ambiental precisam de um Plano de Manejo que necessita ser revisto em intervalos regulares de tempo. No caso do Parque do Ingá, as coletas de dados para o inventário ocorreram entre 2018 e 2019 sobre vegetação, limnologia, mastofauna, avifauna, herpetofauna e aspectos físicos e dados socioeconômicos. Uma vez finalizada a caracterização do ambiente, elaboraram-se propostas que orientarão o gestor público sobre as necessidades e expectativas da população quanto à área.


O grupo multidisciplinar que realizou a revisão do Plano de Manejo tem a participação de Instituições de Ensino Superior de Maringá. Cada uma assumiu um dos seis grupos de trabalho do Plano, sendo eles:

a) Aspectos Físicos - Departamento de Geografia - UEM

b) Herpetofauna: Departamento de Biologia - UEM

c) Avifauna: UniCesumar

d) Mastofauna: Departamento de Ciências - UEM

e) Aspectos Limnológicos e Vegetação terrestre - NUPÉLIA

f) Aspectos Sócio-ambientais- UNINGÁ


As sugestões relacionadas ao manejo do Parque do Ingá deverão ser encaminhadas na aba "Sugestões" do site disponibilizado pela Prefeitura. Todas as sugestões serão analisadas pela Equipe Técnica de Elaboração do Plano de Manejo do Parque do Ingá e aquelas que forem pertinentes serão incorporadas aos documentos.