SOS Riachos ganha menção honrosa na VI Jornada GAAm

POR BIANCA SEABRA19/11/2020

Na última quarta-feira (18), o projeto SOS Riachos ganhou menção honrosa na VI Jornada de Gestão e Análise Ambiental (JoGAAm) ao apresentar seu trabalho no eixo temático "Educação ambiental e sociedade". O evento interdisciplinar é organizado e executado coletivamente desde 2011 por graduandos do Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental (GAAm/UFSCar), pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm/UFSCar) e por docentes lotados no Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A edição de 2020 da JoGAAm comemora os 25 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, ofertando sessões de apresentação e discussão de trabalhos acadêmicos, mesa-redonda sobre a situação das Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHis) no Estado de São Paulo, palestras e minicursos. O objetivo do evento é propiciar discussões, debates, troca de experiências, compreensão de casos e atualizações sobre problemáticas na área ambiental, congregando estudantes, acadêmicos, profissionais, pesquisadores, consultores, gerentes de empresas, atores sociais, ambientalistas, coordenadores e gestores públicos atuantes em gestão e análise ambiental.

Foto: Beatriz Bosquê Contieri

Por meio do trabalho intitulado "Ambiente aquático como ferramenta de educação ambiental para a comunidade escolar", os autores Beatriz Bosquê Contieri, Matheus Maximilian Ratz Scoarize, Driele Delanira dos Santos, Vinícius da Silva Rasvailer e Evanilde Benedito puderam divulgar as atividades implementadas pelo projeto de extensão SOS Riachos. Coordenado pela Profª. Drª. Evanilde Benedito, colaboradora do Nupelia UEM, o projeto de extensão do Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA/UEM) visa o desenvolvimento regional e a cidadania global. Sua atuação envolveu 23 escolas dos municípios de Alto Paraná, Campo Mourão, Maringá, Paiçandu e Sarandi, 1800 alunos de escolas e 1200 pessoas da comunidade, aproximadamente.

A equipe participou do segundo bloco do evento que contou com Palestras e Sessões de Apresentações e Discussões de Trabalhos (SADT), tanto na modalidade de trabalhos acadêmicos e de pesquisa, quanto na modalidade de ações, atividades e projetos técnicos.

O evento online continuará até o dia 20 de novembro. Para outras informações, acesse o site da organização.